Infra e Superestrutura Ferroviária


Área de Atuação:

  • Construção, remodelação e manutenção metroferroviária.
  • Monitoração e acompanhamento da vida útil dos materiais aplicados na via permanente.
  • Estudo de implantação de veículos leves sobre trilho (VLT) em regiões metropolitanas.
  • Execução de solda aluminotérmica.

Algumas obras realizadas

Ferrovia Norte Sul – FNS

Comprimento total do pátio: edição 2.800m

Ampliação do Pátio Ferroviário da Floresta, em Açailândia (MA), envolvendo toda a parte de infraestrutura (terraplenagem, drenagem, obras de artes correntes e proteção de taludes) e a superestrutura ferroviária com socaria pesada da via. Inclui 22.000m3 de base em solo melhorado com cimento (SMC).

VALE

Total de via férrea: 13km.

Construção do Pátio de Carga da via SUL em São Luis (MA). Incluso toda a infraestrutura e superestrutura ferroviária.

Companhia Ferroviária do Nordeste  (CFN) – Atual TLSA

Execução de 13 (treze) pátios ferroviários, incluindo toda a parte de infraestrutura, superestrutura e drenagem, localizados nos seguintes municípios: Ajugaiaba, Cantanhede, Caxias, Coelho Neto (Cristino Cruz), Itaqui, Perizes, Pirapemas, Timbiras e Timom, no Maranhão; Juazeirinho, na Paraíba; Aracapé, Itapipoca e Sobral, no Ceará.

• serviços de melhoria na via permanente da residência de Crateús (CE) do km 610 ao 271 – Linha Tronco Norte Ferroviária (LTNF). Totalizando 340 km em via trafegada;

• substituição de 12 mil dormentes em linha trafegada com extensão de 120 km na residência de Iguatu (CE);

• execução de serviço de drenagem na residência de Recife (PE) e João Pessoa (PB) incluindo construção de bueiros (BSC,BST,BTT) em diversas dimensões no trecho entre os km 168,875 ao km 340,710 para correção de diversos pontos críticos na linha férrea;

• serviço de recuperação dos encontros de 134 pontes ferroviárias no trecho compreendido entre São Luis (MA) e Teresina (PI);

• substituição de 28 mil dormentes na residência de Teresina (PI) em linha trafegada com extensão de 248 km.

Consórcio Queiroz Galvão Camargo Correia (QGCC) –  METROFOR

• construção de desvios ferroviários com assentamento de aparelhos de mudança de via (AMV’s) para possibilitar a construção de estações temporárias;

• construção de passagem de nível na BR-020 em Caucaia(CE);

• execução de 2.500 soldas aluminotérmicas TR-45 na Linha Sul – Aracapé a Vila das Flores;

• execução de alívio de tensão em 13 km de via metroviária para a Linha Sul;

• limpeza de toda a faixa de domínio da linha Sul – João Felipe a Vila das Flores com área aproximada de 400.000 m2; e

• construção de 18km de via metroviária do Trem Metropolitano de Fortaleza (Metrofor) dormente de concreto bi-bloco e 5km de via de carga com instalação de 49 aparelhos de mudança de via (AMV’s).

 

CBTU – STU – Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE) e João Pessoa (PB)

• recuperação do trecho de via ferroviária compreendido entre a Estação Vila das Flores e Aracapé – Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em Fortaleza (CE);

• recuperação de 8 km de trecho de via ferroviária com fornecimento e reposição de oito mil dormentes de madeira para Companhia Brasileira de Trens Urbanos – Superintendência de Fortaleza (CE);

• execução da variante do Rio Maranguapinho com extensão de 1,8 km para a Companhia de Trens Urbanos (CBTU/STU), em Fortaleza (CE);

• instalações elétricas para sinalização dos AMV’s de mola nas linhas Tronco Norte e Tronco Sul da CBTU (CE);

• serviços de remodelação em via permanente, trecho de 3,1 km na linha Tronco Norte da CBTU (CE), englobando fornecimento e colocação de dormentes de madeira, fornecimento de lastro ferroviário, nivelamento, alinhamento e socaria;

• manutenção preventiva e corretiva das instalações elétricas dos carros ferroviários tipo PIDNER por um período de 18 meses para a CBTU (CE);

• remodelação de 30 km da via ferroviária da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – Superintendência de João Pessoa (PB);

• serviço de manutenção da via permanente para Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Natal (RN) com malha ferroviária de 57 km de extensão. São diversos contratos executados desde 2003;

• serviço de manutenção do sistema de drenagem da infraestrutura da via permanente da Superintendência de Trens Urbanos de Recife (PE)/CBTU/STU/REC (METROREC) por um período de nove meses;

• serviço de recuperação da via permanente da Superintendência da CBTU de João Pessoa (PB), com uma extensão total de 30 km;

• construção de desvio ferroviário na estação Jacaré no município de Cabedelo (PB) englobando os serviços de terraplenagem no trecho pertencente à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

 

Outros

Serviços de consultoria para a elaboração do projeto e estudo de viabilidade para a implantação do veículo leve sobre trilhos (VLT) no município de Arapiraca (AL) e Juazeiro do Norte (CE).